O Marrocos (Nome oficial: Reino de Marrocos), é um país localizado no Norte da África. Historicamente, foi habitado por diversas populações árabes e berberes, e ainda colonizado por franceses e espanhóis. Atualmente, o Marrocos é um dos principais atores geopolíticos da África, além de ser uma das economias mais desenvolvidas desse continente.
Esse país possui grande destaque na produção de bens agrícolas e minerais. A sua população desfruta de um bom padrão de vida. A cultura local é muito rica e diversificada. Em termos geográficos, destaca-se no Marrocos o deserto do Saara e as formações montanhosas do Rife e do Atlas. O território marroquino é banhado pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo, e faz fronteira, ainda, com Mauritânia, a Espanha e a Argélia.

É uma monarquia constitucional, sendo que a principal figura de governo do país é o rei, que exerce o cargo de chefe de governo. Além disso, há no Marrocos uma Câmara de Representantes, que funciona como um Parlamento eleito democraticamente pela população. Assim, esse órgão é o responsável por representar a população do país. O Marrocos, apesar de uma monarquia orientada para a religião islâmica, possui certas liberdades em termos de política e cultura, especialmente quando comparado com outros países islâmicos.

É um país relativamente populoso e povoado. A sua população atual é de cerca de 38 milhões de habitantes. As maiores cidades marroquinas em população são: Casablanca, Rabat, Tânger e Fez. O país possui um índice de crescimento populacional positivo, impulsionado especialmente pela alta taxa de natalidade, contando ainda com um indicador de elevada taxa de longevidade.

A economia do Marrocos tem uma forte base primária, com destaque para a produção de bens agrícolas e minerais, como, por exemplo, o algodão e o fosfato. O país conta com um setor primário diversificado, concentrado na produção mineral, na cultivação de grãos e na fruticultura. Já o setor secundário conta com empresas de couro, alimentos, bebidas, fertilizantes e materiais para construção. Por sua vez, o setor terciário marroquino tem como destaque a atividade comercial e o turismo.

Vem apresentando um grande desenvolvimento em termos estruturais, com destaque para os setores de transporte e energia. Há uma grande modernização em curso da malha rodoviária do país e ainda fortes investimentos em produção de energia renováveis, como a solar. O Marrocos já conta com uma infraestrutura sólida, especialmente de transportes e comunicações, que é uma das principais do continente africano. Por sua vez, os indicadores de saúde, educação e habitação também são satisfatórios para os padrões africanos.

Marrocos é um território vasto e variado, unido há relativamente pouco tempo a um estado-nação moderno. Sua longa história registra uma luta pela ascensão entre as tribos berberes das montanhas e os árabes das planícies, a ascensão e queda de dinastias poderosas, a criação e o colapso de poderosos impérios e, a partir do século XVIII, manipulação e exploração pelos europeus poderes que procuram expandir seus impérios.

Avenida Paulista, 2202- Cj 123 Cerqueira César. São Paulo/SP. CEP 01310-932. BRASIL.

Email: contato@ccbm.com.br

Tel +5511920000414 / +5511957662973